Válvulas Gazul tem o poder de eliminar as chamas vermelhas e amarelas que são lixo de Gás (CO2), transformando o lixo em Gás para consumo do cliente; após a instalação da Válvula Gazul  as chamas passam a ter a cor azul intenso, e fará a cocção de alimentos em menor tempo, economizando 50% no consumo de Gás GLP , evitando “pretejar” panelas e outros acessórios de cozinha.

Uma forma inteligente de reduzir os custos dentro de casa é evitando o desperdício de gás. Com algumas dicas simples é possível saber como economizar gás de cozinha.

Instruções


  1. A primeira dica de como economizar gás de cozinha é mantendo sempre as bocas do fogão bem limpas. Caso contrário, o gasto de gás será maior, já que vai demorar mais para cozinhar os alimentos.

  2. Os truques para que os alimentos fiquem preparados com mais rapidez também são eficientes para a economia do lar. Um deles é picar bem os alimentos, como os legumes, o que vai agilizar o processo de cozimento.

     

  3. Não é preciso encher a panela de água para cozinhar os alimentos, basta colocar o suficiente para que eles fiquem imersos. Além disso, outra forma de gastar menos o também chamado GPL (gás liquefeito de petróleo) é tampando as panelas.

  4. Popularmente conhecido como gás de cozinha, o GPL é uma mistura dos gases propano e butano. Outra dica para a sua economia é manter a tampa da panela fechada depois que a água ferver. Também é possível, nessa hora, diminuir o fogo.

  5. Sempre que os alimentos são preparados adequadamente ocorre economia em casa a partir do gás. Um exemplo é deixar o feijão de molho por 12 horas, em média, o que vai facilitar o seu cozimento e, por consequência, será gasto menos gás.

  6. Deixar de molho os alimentos de um dia para o outro a fim de tornar o seu cozimento mais rápido funciona ainda com o grão de bico, ervilhas secas, grão de soja, semente de trigo e outros. O mesmo pode ser feito com o arroz integral, mas nesse caso bastam três horas.

  7. Como economizar gás de cozinha consiste ainda em sempre usar a panela de pressão quando possível, pois ela oferece muita rapidez ao cozimento. É ideal para feijão e demais grãos, bem como para mandioca, moranga, batata e outros.

  8. Consegue-se ainda reduzir o tempo de cozimento dos alimentos quando eles são descongelados previamente, como as carnes. O ideal é retirá-las um dia antes do preparo. Mas esse tempo pode variar conforme a potência do congelador.

  9. É feita economia de gás, inclusive, ao escolher a boca do fogão de acordo com o tamanho da panela. Ou seja, os recipientes menores devem ficar nas bocas pequenas e as panelas grandes nas maiores, assim, evita-se o desperdício.

  10. Como o forno do fogão é o maior responsável pelo consumo de gás, é importante planejar o preparo das refeições, para que ele não seja ligado sem necessidade. Até ele aquecer é gasto muito gás, assim, a dica é usá-lo para assar e/ou esquentar diversos alimentos.

  11. Outra dica que não serve apenas para saber como economizar gás de cozinha, mas inclusive para manter a segurança do lar é sempre verificar se o botijão não está com vazamentos após ser instalado ou quando houver suspeitas.

  12. Para certificar-se de que o gás não está vazando, um truque é ensaboar uma esponja e colocar sobre a boca do botijão. Caso surjam bolhas é porque está vazando, sendo preciso enroscá-lo novamente, de forma adequada.

  13. Outras dicas são trocar as panelas com o fundo amassado, cozinhar os legumes mais duros primeiro e depois adicionar à panela os que cozinham mais rápido e evitar cozinhar com incidência de corrente de ar.

  14. Se deseja ler mais artigos parecidos a como economizar gás de cozinha, recomendamos que entre na nossa categoria de Poupe dinheiro em casa.