Como a energia elétrica é medida?

Para medir a energia elétrica são usados os medidores de energia também conhecidos como “relógios”. Existem dois tipos de medidores: os ciclométricos e os analógicos (de ponteiros). No medidor ciclométrico a leitura é efetuada  diretamente, da esquerda para a direita, semelhante ao hodômetro de automóvel Leitor Anterior Leitor Atual O medidor de energia registra o […]

Para medir a energia elétrica são usados os medidores de energia também conhecidos como “relógios”. Existem dois tipos de medidores: os ciclométricos e os analógicos (de ponteiros).

No medidor ciclométrico a leitura é efetuada  diretamente, da esquerda para a direita, semelhante ao hodômetro de automóvel

Leitor Anterior

Leitor Atual

O medidor de energia registra o consumo em determinado período de leitura que é a quantidade de dias que uma concessionária faz uma leitura e pode variar de acordo com o planejamento de cada empresa. Em média este período de leitura varia entre 28 a 32 dias.

O consumo de energia é calculado da seguinte forma:
Consumo no período = Leitura atual – Leitura anterior
Consumo no período = 2875 – 2490 = 385 kWh

O medidor de ponteiros possui por 4 ou 5 mostradores, cujos ponteiros giram, uns no sentido horário e outros no sentido anti-horário, conforme as setas indicativas do mostrador. A leitura deve ser feita da esquerda para direita. Para anotar a leitura, considere o último número ultrapassado pelo ponteiro ou seja, quando o ponteiro estiver entre um algarismo e outro deve ser considerado o menor.

O movimento dos ponteiros ocorre sempre do nº menor para o maior.

Exemplo de Leitura de Consumo feita em um Medidor de Energia  Analógico:


Consumo no período = Leitura atual – Leitura anterior

Consumo no período = 2875-2490 = 385 kWh

Este valor de leitura, multiplicado pela tarifa de energia elétrica vigente em cada estado mais os impostos e taxas do governo estadual e federal compõem o preço final da fatura de energia elétrica que você paga todo o mês.

Fonte: http://www.eficienciamaxima.com.br/como-a-energia-eletrica-e-medida/