EDP Escelsa alerta para os ” riscos com energia elétrica no período das chuvas”

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A EDP Escelsa, distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP no Brasil, alerta para os cuidados que o cliente deve ter durante temporais e períodos longos de chuva com a energia elétrica. Os acidentes podem causar desde a danificação de equipamentos até acidentes grave.
Entre as dicas selecionadas pela EDP Escelsa, a atenção deve iniciar na hora do cliente fazer suas instalações elétricas, utilizando sempre materiais adequados e com profissionais devidamente treinados para o trabalho. Boas instalações elétricas internas nas residências permitem que os equipamentos sejam usados com segurança, evitando choques elétricos e, além disso, que os clientes não tenham gastos excessivos com a conta de energia elétrica.
Durante temporais e períodos longos de chuva, a atenção dos consumidores deve ser redobrada. Se ocorrer variação da tensão (a luz ficar piscando, por exemplo), durante tempestades com muitos raios ou se pelo barulho do trovão perceber que os raios estão caindo próximo à residência, é recomendável retirar da tomada equipamentos eletrônicos mais sensíveis (computador, televisão, etc), e também geladeiras, evitando assim possíveis danos aos mesmos.
Em períodos de chuvas e ventos, caso se verifique que objetos (árvores, placas, entre outros) tenham caído sobre a rede elétrica e/ou fios tenham rompido, favor informar imediatamente a EDP Escelsa e jamais tocar na fiação, orienta o diretor Técnico e de Ambiente da Distribuidora, Fernando Saliba.
Cuidados importantes durante temporais e ocorrência de raios:
Dicas em casa:
§ Manter instalações elétricas em boas condições;
§ Não fazer uso de benjamins (preferir os filtros de linha);
§ Evitar goteiras perto de instalações elétricas (água conduz energia).
Na rua:
§ Não ficar em áreas descampadas debaixo de chuva;
§ Não ficar debaixo de árvores e estruturas metálicas durante temporais com raios;
§ Procurar ficar protegido da água e não andar em áreas alagadas onde existem bueiros;
§ Em caso de cabos elétricos no chão, a orientação é manter distância e entrar em contato com a EDP Escelsa.
Cuidados importantes durante alagamentos:
Em casa:
§ Ao primeiro sinal de chuva forte, deixe móveis e eletrodomésticos fora do alcance da água;
§ Desligue equipamentos elétricos e eletrônicos, feche o registro do gás e da água;
§ Guarde os produtos de limpeza e alimentos fora do alcance das águas e não os utilize caso tenham sido atingidos;
§ Mantenha um membro da família atento e vigilante ao nível de subida das águas, mesmo à noite;
§ Tenha sempre lanternas e pilhas em condições de uso. Não use velas, lamparinas a álcool ou similares;
§ Acompanhe o noticiário local pelo rádio e fique atento às mensagens de esclarecimento ou alarmes;
§ Se houver muita infiltração na casa e acontecer rachaduras nas paredes ou se escutar algum barulho estranho, abandone sua residência;
§ Transmita alarme aos vizinhos em caso de súbita elevação da água;
§ Não use telefone convencional;
§ Não fique próximo a tomadas, canos, janelas e portas metálicas;
§ Não toque em equipamentos elétricos que estejam ligados à rede elétrica;
§ Desligue o disjuntor, caso a água atinja níveis que possam alcançar as tomadas elétricas;
§ Não deixe extensões ou cabos elétricos em contato com a água;
§ Não toque equipamentos elétricos ou faça manutenções com os pés molhados ou dentro da água.
Em caso de danos causados devido à interrupção de energia elétrica, A EDP Escelsa segue as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica ( Aneel) para pedido de ressarcimento em caso de dano a equipamentos devido a anomalias no fornecimento de energia para clientes de baixa tensão. O cliente tem o prazo de até 90 dias corridos, a contar da data provável da ocorrência do dano elétrico no equipamento, para solicitar o ressarcimento à EDP Escelsa. Para o pedido de indenização, o cliente deverá acessar a agência virtual no site http://www.edpescelsa.com.br e preencher formulário específico para o caso, onde será relatado o ocorrido e discriminado o(s) equipamento(s) danificado(s). O pedido também pode ser realizado em uma loja de atendimento da EDP Escelsa ou feito pelo call center 0800 721 0707.
Serão passíveis de ressarcimento somente os casos que tecnicamente se referirem à ocorrência de dano elétrico devido a anomalias no fornecimento de energia, por meio da constatação da existência de eventos na rede de distribuição, em data e horário coincidentes com os informados no formulário preenchido pelo cliente.
O cliente será informado pela EDP Escelsa no prazo máximo de 15 (quinze) dias, contados a partir da data do protocolo de solicitação, sobre o deferimento ou não do pedido de ressarcimento.
Caso seja constatado o dano, a Distribuidora indenizará o equipamento danificado e quando houver perda total do item, o ressarcimento poderá ser efetuado pelo valor de um aparelho similar, de mesma marca, modelo e tipo, conforme as condições do equipamento danificado, ou substituição do equipamento por outro também similar.
A EDP Escelsa mantém um canal aberto de comunicação com seus clientes por meio das agências presenciais, da Central de Atendimento no 0800 721 0707, 24 horas e com ligação gratuita, e pelo site http://www.edpescelsa.com.br.
Sobre a EDP Escelsa – A EDP Escelsa é distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP, com atuação no Espírito Santo. Atualmente atende a 1,33 milhão de unidades consumidoras, em 70 municípios capixabas.
Sobre a EDP Energias do Brasil – EDP Energias do Brasil, que adota a marca EDP, é a holding que consolida ativos de energia elétrica nas áreas de geração, comercialização e distribuição (EDP Bandeirante e EDP Escelsa). É controlada pela EDP Energias de Portugal.
Fonte: Fernanda Lozer – Assessoria de Imprensa