Novotel Morumbi conquista economia de 80% com soluções de aquecimento de água Jelly Fish

A Jelly Fish, divisão de aquecimento de água da Indústrias Tosi, um grupo com mais de 50 anos de história no mercado de HVAC-R Brasileiro, trouxe ganhos à unidade Novotel Morumbi, um hotel do grupo Accor, com suas soluções para aquecimento de água. O complexo conta com 190 quartos e está localizado em um dos centros comerciais de São Paulo, próximo ao novo cartão postal da cidade: a Ponte Estaiada.

O Hotel utilizava originalmente uma estrutura baseada em aquecedores a gás GLP, popularmente tida como uma solução de baixo consumo energético. Entretanto, o custo ainda era alto e a administração identificou a possibilidade de reduzir este montante. Além disso, o hotel buscava uma forma de utilizar energia renovável. A Jelly Fish então apresentou algumas de suas soluções alternativas a essa forma de aquecimento de água.

O sistema apresentado era híbrido, composto por coletores solares e bombas de calor. Os coletores utilizam energia solar para o preaquecimento da água, que posteriormente é enviada a reservatórios. Quando utilizada pelos usuários, a mesma passa por bombas de calor que caso seja necessário aquecem-na dessa forma. A maior parte da energia usada para o aquecimento é proveniente do sol, o que conseqüentemente reduz o consumo de energia elétrica.

Foram instalados 93 painéis solares cobrindo uma área de 149m², que abastecem a um reservatório de 12 mil litros de água e 5 bombas de calor, além de um sistema CLP para controle de demanda. Entre redução de gastos de energia, água e gás, foi gerada uma economia de 80% ao hotel. Com foco em sustentabilidade e consciência ecologia, outro benefício foi a redução de emissões de CO². Mais de 14 mil quilos do gás deixaram de ser produzidos por ano graças ao abandono do GLP.

A instalação foi feita em 90 dias, e o novo sistema atende às necessidade de uma média de cinco mil hóspedes por mês além de 123 colaboradores. O consumo de gás se reduziu em 65% e as economias foram logo notadas pela administração do complexo.

O Novotel Morumbi foi capaz de fazer essa transição sem trazer impactos aos hóspedes, mantendo um excepcional nível de serviço. Ao mesmo tempo, modernizou sua estrutura de forma a se alinhas com as novas expectativas quanto à sustentabilidade e consciência ecológica graças à tecnologia utilizada.

Jelly Fish

Focada na criação de alternativas para o aquecimento de água para o mercado, a Jelly Fish Soluções Térmicas, parte da Indústrias Tosi, é uma empresa sempre em busca de novas tecnologias. Fundada em 2000 por Márcio Tosi, é a única empresa na América Latina que possui um laboratório exclusivo para trocadores de calor, com sensores específicos que controlam temperatura ambiente e de entrada e saída de água e umidade do ar, resultando em relatórios de desempenho confiáveis e detalhados. Todos os produtos da Jelly Fish foram concebidos com foco em inovação, desempenho, respeito ao meio ambiente e ao consumidor.

Indústrias Tosi

Fundada em 1954, a Indústrias Tosi foi pioneira na produção de chillers, self contained e fan coils no Brasil. Em constante expansão, o grupo hoje engloba 4 marcas, Coldex Tosi Ar Condicionado, Tropical Difusão de Ar, Tosi Aletados e a Jelly Fish Soluções Térmicas.

Anúncios