Os Filtros capacitivos


CONSUMIDORES NÃO ASSOCIAM GASTOS INDIRETOS” Notícias”

Consumidores não associam os gastos causados com queima de lâmpadas, reatores,motores etc..

Os ” Filtros capacitivos” da Millennium, são formados por um rico conjunto de blocos Indutivos, Capacitivos e Resistivos, que ao se associarem de forma inteligente são capazes de criar uma Impedância = 0 (zero) entre a Rede e o Aterramento para todas as frequências diferentes de 60 Hz, ou seja, picos de tensão, interferências de celulares, rádios, distorções harmônicas, transientes da Rede Elétrica, descargas atmosféricas, etc…

Os consumidores de energia elétrica, geralmente não associam os gastos causados por problemas como: queimam de lâmpadas, reatores, motores, placas eletrônicas, alterações no funcionamento de maquinas e equipamentos de precisão, ao custo de energia elétrica.

  • A frequência de 60/50 Hz gera os campos eletromagnéticos necessários para o funcionamento de um motor com um determinado consumo de corrente. As frequências indesejadas também vão gerar pequenos campos com um determinado eletromagnéticos neste motor e irão desperdiçar pequenas correntes elétricas.

  • Os picos de tensão e descargas elétricas surgem instantaneamente como frequências de alta intensidade, provocando danos às instalações elétricas. Além das frequências de alta intensidade, existem interferências externas, frequências parasitas com: AM, FM, celulares e rádio amador entre outras que geram campos eletromagnéticos consumindo pequenas correntes elétricas e causando maior consumo de energia.

A energia reativa, assim como a ativa, apresenta além dos 60/50 Hz, frequências indesejadas.

Enquanto a potência ativa é sempre consumida na execução de trabalhos, a potência reativa além de não produzir trabalho, circula entre a carga e a fonte de alimentação, ocupando um “espaço” no sistema elétrico que poderia ser utilizado para fornecer mais energia ativa.

  • O controle mais apurado do uso da energia reativa é mais uma medida adotada pelo DNAEE, visando estimular o consumidor a melhorar o fator de potência de suas instalações elétricas, com benefícios imediatos tanto para o próprio consumidor, através da redução de perdas e melhor desempenha de suas instalações, como também para o setor elétrico nacional, pela melhoria das condições operacionais e a liberação do sistema para atendimento a novas cargas com investimentos menores.

  • Alguns equipamentos comuns em instalações elétricas, como retificadores, inversores, fornos a arco, lâmpadas fluorescentes transformadores e outros, produzem alterações na forma da corrente elétrica, denominadas distorções harmônicas. Essas distorções provocam superaquecimento e o aumento de perdas em maquinas rotativas, diminuindo a vida útil dos equipamentos de comunicação.

  • As perdas de energia elétrica ocorrem em forma de calor e são proporcionais ao quadro da corrente total. Como essa corrente cresce com o baixo fator de potência, provoca o aumento do aquecimento de condutores e equipamentos.

  • O aumento da corrente devido ao excesso de reativo leva a quedas de tensão acentuadas, podendo ocasionar a interrupção do fornecimento de energia elétrica e a sobrecarga em certos elementos da rede. Esse risco é sobre tudo acentuado nos períodos em que a rede é fortemente solicitada. As quedas de tensão podem provocar ainda, diminuição da intensidade luminosa nas lâmpadas e o aumento da corrente dos motores.

  • Informações do Manual de orientação aos consumidores – CODI (Comitê de Distribuição de Energia Elétrica).

Manual de orientação aos consumidores em PDF.

Modulo_1

 

OBS: A Millennium, aconselha um Aterramento especifico para nosso Sistema, para que as interferências dissipadas, não retornem pelo NEUTRO.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s